Mariana Andrade conquista o bicampeonato do Powerman Brasil Wagner Araújo/Divulgação

Foto: Wagner Araújo / Divulgação

A catarinense Mariana Andrade conquistou o bicampeonato do Powerman Brasil disputado neste domingo, em Jurerê Internacional, em Florianópolis. Entre os homens, Bruno Matheus superou o campeão de 2015, Matheus Ghiggi e ficou com o primeiro lugar. Mariana e Bruno estabeleceram novas recordes na prova que contou com duas etapas de 10km de corrida, intercaladas por um percurso de 60km de ciclismo.

Leia mais notícias sobre triathlon

Mariana Andrade confirmou presença na prova na última semana após retornar de uma longa viagem na Europa, onde participou de treinamentos e competições. Campeã em 2015, Mariana melhorou o desempenho na edição deste ano, diminuindo em mais de dois minutos sua marca.

– Cheguei em Floripa após quase um mês na Europa e a primeira coisa que fiz foi confirmar minha participação na prova. O formato do Powerman é muito bom. Estou muito contente. Minha estratégia é sempre a mesma: dar o máximo que puder na bike. Porém, dessa vez eu resolvi forçar mais na corrida, especialmente na primeira, para não deixar a Carol (Furiella) escapar – comentou a catarinense.

Melhor no início da prova, Carol Furriela, vice-campeã do evento, abriu boa vantagem nos primeiros 10km de corrida. No entanto, Mariana, incentivada por amigos e familiares, fez bem seu papel no ciclismo, tirando a vantagem e descontando mais de seis minutos sobre Carol na segunda transição. Com vantagem nos 10km finais, a atleta da casa administrou bem a vantagem, fechando o percurso em 2h58min01s. Carol Furriela fechou os 80km de percurso em 3:02:36 e Nayara Luniére completou o pódio com 3h09min19s.

Entre os homens, Bruno Matheus foi o mais constante durante todo percurso. Nas duas primeiras transições da prova o duatleta não aparecia na primeira posição, mas sempre se mantinha no pelotão da frente. A vitória foi definida nos 10km finais, quando o atleta do litoral paulista conseguiu abrir diferença sobre o campeão do evento em 2015, Matheus Ghiggi.

– Vencer é sempre muito bom. Consegui fazer um bom ciclismo, mas posso dizer que a prova foi definida na última corrida. Até a segunda transição estava tudo bem embolado. O nível da prova estava muito alto e o resultado, incluindo o recorde, só comprovam isso – comentou Bruno, campeão com 2h39min28s. Matheus Ghiggi completou o percurso em 2h41min36s e em terceiro ficou Francisco Viana Neto, com 2h42min35s.